quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Senta aqui no divã da tia!


Terapia. Quem é que não precisa?

Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação de conflito, mudança ou desespero e logo mergulhou em uma panela de brigadeiro pra afogar as mágoas. Ou comeu uma panela de strogonoff (gelado mesmo) com colher? Ou chocolate com nutella (é, essa pessoa existe e ela é magra!)? Ou um pote de sorvete, que nem em seriado americano? Ou passou o carnaval estudando e comeu cerca de 5 kg de pipoca nesses 4 dias (culpada)?

E quem nunca começou uma dieta toooda empolgada, contando pra todo mundo que mudou de vez, que já perdeu 3 kg e agora faltam SÓ 7, mas que agora vai. E na 1ª dificuldade, passa bem, desvia da 2ª, mas na 3ª se pega comendo um hamburguer maior que a própria cabeça?

Ou aquela doida que resistiu ao hamburguer ou ao chocolate quase bate no namorado que não esticou a fronha do travesseiro direito?

Pois é, TODO MUNDO que já fez dieta, já tentou fazer dieta ou precisa de dieta já deu uma de louco, já saiu soltando os cachorros em qualquer pessoa que se aproximasse ou se colocou de castigo e se isolou do mundo pra não cair em tentações.

É, eu não furei a dieta essa semana, mas eu me incluo no último exemplo. Essa semana to beeem quetinha, não to afim de tomar caipi fake nos hh's. Essa semana tô de castigo e não tô tendo acesso à minha maior terapia, a malhação.

Já fazem 4 dias que tô sem endorfina e que eu cuido do meu joelho como um filho, na esperança de ele cicatrizar direitinho e não me dar problemas quando eu colocar meu tênis de novo ou montar na minha bike (ai que saudade dela), mas ainda não tá 100%, maldita mitose...

Tenho tentado investir em outros prazeres, mas o fato de ter subido na balança e ter perdido só 300 gramas em relação à semana passada me incomodou muito.

Depois disso resolvi não me colocar pra baixo, resolvi parar de pensar tanto na dieta e fui me dedicar a coisas que não faço por não ter tempo, fui jantar no shopping (meio que furei a dieta do seca barriga que não permite sal e comi toda a parte light de um buffet árabe, como foi bom!), depois peguei um cineminha e vi um filme muito bom/muito estranho e voltei de táxi pra casa, um luxozinho de vez em quando não mata ninguém, né?

Hoje fui a um dos meus lugares preferidões, o pão de açúcar, e fiz comprinhas, depois xeretei receitinhas e fiz um cozido de peixe que ficou lindo e sensacionalmente gostoso.

Cozinhar sem pressa ouvindo Madonna no último volume pode ser terapêutico. :)

Felizmente, claro que com altos e baixos, tô vendo que tô no caminho... Na Women's Health dessa semana saiu uma matéria exatamente sobre isso, "regime no divã".

Pois... orgulhosamente posso dizer que cumpri to-dos os passos recomendados pelo estudo que eles apresentam e pela terapia que eles propõem! São eles:
- comunicar amigos, familiares e pessoas próximas: check;
- abastecer a geladeira de comida saudável: check;
- escrever seu manual de auto ajuda (o blog, não?): check;
- adquirir o hábito de ir ao mercado semanalmente: check (pão de açúcar s2);
- pedir um prato bonito e saudável no shopping: check;
- desabafar (sempre): check;
- evitar alimentos viciantes: check (o mês detox é prova viva disso);
- exercitar a paciência, praticar o não, eliminar guloseimas e vícios: check;
- depois de um mês, fazer as contas e CELEBRAR: FEITO!!! \O/;
- não exagerar na bebida alcóolica: check (apesar do deslize);
- refletir diariamente sobre o que se tem aprendido no processo de emagrecimento: check, check, check!

O ponto é, não enlouquecer de jeito nenhum. A dieta é uma forma de mudar a vida para melhor, não é uma obrigação é uma escolha.

Surtou? Respire, repense, reveja.

E... saúde mental antes de mais nada!

Por hoje, chega!

2 comentários:

  1. Primeirinhaaaa!!!

    E poutz, não comentei no post passado...

    Já disse que vc é meu orgulho hoje? Pois bem.?. você é meu orgulho!

    Esse treco de dieta mexe muito com a gente (eu que o diga nesses últimos dias), mas as conquistas nos empurram pra frente!
    Depois de tanto esforço, mesmo que o peso perdido nessa semana seja menos que a média, vc aprendeu mais coisas. Trata-se bem de criar um novo life style e nisso você esta indo muito bem!

    E qualquer novo poco que você precisa checkar, conte comigo!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Huhauahuahuahu

    Tô precisando sentar no divã... Não desconto mais o stress na comida, muito menos no namorado irritantemente saudável... Meu problema são os sapatos!!! Cada semana de dieta é um sapato a mais no armário... Mas já superei isso.
    No fim, acho que é tudo questão de força de vontade, de mentalizar o resultado... Como eu disse uma vez, deixei de fazer da comida a minha válvula de escape nos dias de stress, fazendo da hora do almoço "a hora feliz". Agora comer virou mais uma tarefa dentre tantas no meu dia. Não que isso seja um sacrifício, até pq eu gosto de comida saudável TAMBÉM! Mas vejo como a obrigação de alimentar o meu corpo, mantê-lo bem nutrido, saudável, e longe de coisas que possam prejudicá-lo.
    Enfim, fazendo esse exercício mental pela primeira vez na vida consegui fazer dieta numa boa, sem ataques de fúria... Me reservo o direito de comer normalmente em ocasiões especiais (tipo rodízio de pizza no niver da sogra. Desencanei de tomar remédio (pq fome é psicológico)e já perdi 6kg sem a ajuda deles.
    Agora preciso usar essa técnica para 2 outras coisas: exercício físico e MINHA CONTA BANCÁRIA!!!!!rs

    Vamo continuar na dieta, que o nosso corpitcho merece! Rumo ao biquini branco e ao shortinho jeans!

    Bjs

    ResponderExcluir