quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Shake = refeição?

Olá, magérrimos!

Como poucos de vocês sabem, um dos catalisadores do meu desafio foi um concurso promovido na empresa em que eu trabalho: o perder para ganhar. Nós participantes nos pesamos há cerca de 1 mês, contribuímos com R$ 5,00 semanais e no dia 15 de março voltaremos a nos pesar. O vencedor (eu, no caso) ganhará 65% do prêmio, o que equivale a uns R$ 800,00, o vice 35% e o trice 10%. Jóia, né? Dá pra pagar uns bons meses de academia e continuar fininho!

Sou nova na empresa, mas, ao que tudo indica, o concurso já está na 3ª edição e tem estimulado o pessoal a emagrecer, o que é MUITO bacana, eu mesma fui comovida, afinal, atrelar o emagrecimento a um dinheirinho extra no bolso cairia muito bem, não?

A última vencedora perdeu aproximadamente 11% da massa corporal, achei incrível, fiz as contas e, acho que, consigo chegar aos 12% se seguir pimposamente meu plano... Imagina só, carregar aquele checão igual ao do caminhão do Faustão??? (não sei qual é a forma de pagamento, mas se fosse essa, seria 1000!). Isso mereceria uma ooooooooola!!! \o/

Pois bem, contei toda a história do concurso só pra explicar pra vocês um probleminha que eu tenho notado entre meus colegas/rivais: substituir refeições para emagrecer.

Muitas e muitas e muitas pessoas têm substituído o almoço por shake, mas muita gente mesmo, é a maior modinha da fiRma, incluindo cerca de 80% dos participantes do concurso (a fonte dessa estatística foi a auditoria feita por mim mesma). Ok, acho complicado eu dar pitaco, afinal minha dieta é bem restrita, eu não sou nenhuma expert (apesar de já ter consultado cerca de 15 especialistas diferentes – e continuado gorda – péééééé, dá zero pra ela!) e, afinal de contas, eles são meus concorrentes, então, quero mesmo é que todo mundo fique GOOORDO!

Brincadeiras à parte, eu já fui vítima das promessas milagrosas da substituição de refeições, emagreci. Engordei de novo, óbvio. Eu, particularmente a-do-ro mastigar e não troco uma refeição por um copo de suco (exceto o meu suco verde que tomo em JEJUM e, como o próprio nome diz, jejum não é refeição).

Não duvido da qualidade dos shakes, alguns deles são certificados pela ANVISA, conheço muitas pessoas que emagreceram, até alguns representantes de marcas famosas do mercado, mas, todos eles (os que se mantiveram magros) fizeram uma BELA de uma manutenção e continuaram por um bom tempo à base de shake, alguns por prazo indeterminado. Por um tempo, ok, mas acho bem difícil manter esse tipo de restrição em longo prazo.

Vou explicar aos meus queridos TEIMOSOS o porquê:

1. O shake é prático, é até gostoso (cookies, chocolate, baunilha por menos de 300 cal? Hummm...), mas, na maioria das vezes, não possui a quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição;
2. Substituir refeições com diversas fontes de nutrientes como o almoço ou o jantar por um suquinho tende a deixar sua imunidade lá em baixo, ocasionando doenças graves, como anemia e disfunções renais (ai);
3. A grande maioria dos produtos disponíveis no mercado possui taxas excessivas de carboidratos e proteínas e muito menos gordura que o recomendado, podendo acarretar na perda de massa magra e água ao invés de gordura;
4. O alto teor de proteínas tem o intuito de acelerar a perda de peso, mas... O excesso compromete o metabolismo e sobrecarrega funções vitais importantíssimas, como a renal e a hepática (você quer mesmo ter pedra no rim e desenvolver hepatite?);
5. O baixo teor de gordura compromete a metabolização das vitaminas A, B, E e K, quando não ingerimos gordura suficiente para metabolizá-las, corremos o risco de desenvolver anemia e, pior, desnutrição;
6. Carboidrato é, sim, muito importante e nossa maior fonte de energia, porém, pode provocar também o acúmulo de gordura (aquela pochete indesejada que não vai embora, sabe?) DIFICULTANTO o emagrecimento;
7. O valor calórico de um shake, já misturado com o leite, equivale a 230 cal. Um prato de salada temperado tem 150 cal; 2 colheres de sopa de arroz integral (sem óleo), 60 cal; 1 filé de frango grelhando, 150 cal; 1 maçã, 80. Vocês acham MESMO que 230 cal corresponde a uma refeição?

Em suma, a equação: excesso de ingestão de carboidratos e proteínas + carência de calorias + AUSÊNCIA de fibras (e vitaminas e sais minerais) = perda de disposição e pique + perda de massa muscular + acúmulo de gordura + comprometimento do rim + organismo vulnerável.

É isso mesmo que VOCÊ, discípulo fiel, quer?

Todo gordinho é bom de garfo, (também de copo – e viva o choppinho! \o/) então, NÃO FAZ SENTIDO querer emagrecer aposentando o garfo, faz?

Se você quer emagrecer (eu também quero!) já saber muito bem o que fazer: gastar mais e ingerir menos calorias, não existe fórmula mágica.

É difícil? É!
Pode deixar a saúde de lado pra entrar naquele jeans? (ou colocar AQUELE bikini branco) Não!
Se você odeia frutas, legumes e hortaliças vai ter que aprender a gostar na marra? Vai!
Tem que tomar suquinho no happy hour? Tem!

Tchurma da fiRma e todos os outros que buscam a fórmula mágica para emagrecer rápido e sem esforço: não sacrifiquem a deliciosa e sagrada e refeição que é o almoço, nem pra economizar VR, nem pra ganhar o concurso, nem pro carnaval. Invista em uma boa feira e em um bom livro de receitas ou busque outras coisas, que não rodízios, que te satisfaçam, mas, POR FAVOR, coma!

Se você quiser acelerar a perda, matricule-se em uma boa academia ou tire a poeira daqueles tênis de corrida carerérrimos (e fosforescentes) que estão no fundo do armário. Vá suar a camisa!

Os tomadores de shake que me desculpem, mas pó e leite não é a fórmula que te levará à penelopecruzarização!

Seu corpo agradece, sua pele agradece, seu cabelo agradece, os pedreiros da obra da esquina agradecem!

Por hoje, chega!

4 comentários:

  1. Watchatchara!!! Não fale mal do Herbadeath, que me salvou!
    Se você tivesse engordado 23 kgs em uma gravidez e não tivesse tempo para malhar, fazer receitinhas, etc, porque tem um filho pra cuidar, entenderia o milagre da multiplicação dos shakes, hahahaha.

    Entretanto, não nos esqueçamos que essa dieta à base de shake é boa pra 1 ou 2 meses. Mais que isso, faz mal, mesmo... E claro, intercalando com umas refeições, às vezes!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ahhhh! muito bom! mostra pra esse pessoal aí que shake não tá com nada!!! hehe brincadeira!
    eu nunca fui adepta a nenhuma dieta (nunca consegui nem começar) mas sou a favor da alimentação balanceada e da malhação, que adoro! tudo é força de vontade... e vc, Mari, supera todos nós! hehehehe
    sucesso gataaa!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Sra. Toledo! O ruivinho mais LINDO do MUNDO agradece a sua dedicação maternal! ;)

    Má, "se todos fossem iguais a você, que maravilha viver"! rs, que fofinha! MUITO obrigada pelo estímulo!

    ResponderExcluir
  4. meu tenis é fosforescente e sábado estarei correndo com ele pelas famosas ruas de itape!

    é tudo que tenho para comentar hoje.

    ResponderExcluir