sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

RESTART!


Apesar de o meu melhor amigo me chamar TODO O SANTO DIA de EMO, calma, eu não sou.

A foto colorida acima e o tema do dia servem apenas, e tão somente, pra ilustrar a ordem do dia: RECOMEÇAR!

Já que todo o resto da minha vida tá fodida (desculpem o vocabulário agressivo), o mínimo que eu posso fazer é cuidar de mim.

Bem, bem, vamos aos fatos para atualizar os discípulos dos últimos acontecimentos:

nº 01 - Me "desliguei" do meu trabalho. É, a fiRma não deu certo, adorava meus companheiros de trabalho (e ainda adoro), mas estava mega desmotivada, trabalhando só pra pagar as contas (e olhe lá). Eu sei que muita gente pensa que isso é argumento de gente mimada, mas foi tanto estudo durante a vida toda, curso disso, curso daquilo, especialização, laboratório, palestra, workshop, cursinho, faculdade, intercâmbio acadêmico, cursinho de novo... Ãnfãn, depois de tudo isso o mínimo que eu espero do meu trabalho (além de retorno financeiro $cha-ching$) é realização pessoal. Sempre fui MUITO afobada e sempre pulei de um emprego/estágio para outro, sem pensar exatamente no que eu quero. Eu ainda não tenho nem um ano de formada e já estou exausta, quequéisso? O último ano da faculdade foi tão tumultuado e a busca pelo novo emprego foi tão desesperada que deu nisso, aliás, não deu em nada. Cansei desse afobamento sufocante e acho que o melhor agora é respirar.

nº 02 - Sabem aquele mocinho lindo que eu comentei no último post? Então, ele é mesmo lindo, é mesmo um fofo, só que não tem nada de príncipe. Vamos aos fatos: conheci ele em uma noite, nos bloquinhos de carnaval da Augusta, trocamos telefone, mandei aquele sms clássico depois de esperar as clássicas 48 horas (ansiedade não pode, dizem por aí), ele respondeu, passamos o carnaval todo nos comunicando (e ele em Salvador). E eu pensei, o mínimo que uma pessoa que perde 05 minutos do carnaval de Salvador pra se lembrar da minha existência, são os meus 05 minutos. Aí, me empolguei, meu saldo no carnaval foi ZERO, não via a hora de voltar pra SP e encontrar o rapaz. Voltei, nos encontramos. Uau, tudo a ver! Até de Seinfeld ele gosta (achei que fosse só eu e minha irmã)! 1000! Expectativas superadas. Aí veio o facebook e me deu uma de direita: PÁ! ACORDA, bebê, ele namora!

Ó céus, ó vida, ó azar! Eu não tenho o direito de me apaixonar?

Aí né, cabeça desocupada: oficina do diabo, rolou uma fossa ontem e me despedi das semanas intox comendo pizza, bebendo cerveja e falando mal da vida.

Hoje acordei, nem feliz, nem empolgada, o importante é que eu acordei. E acordei antes do meio dia, ou melhor, antes das 8. Fui ao mercado e recheei minha geladeira. Mentira, as sacolinhas (não entendi se a história da sacolinha vai rolar ou não vai rolar, anyway, ainda tem sacolinha) ainda estão lá na cozinha esperando pela desova.

Resolvi escrever aqui antes de mais nada, assim, já traço minhas obrigações do dia por aqui e estabeleço algumas metas pra esse período de limbo profissional que eu tô passando.

Ingredientes do suco detox, peixinho, legumes, verduras, suco de laranja, arroz integral, barrinhas de cereal: CHECK!

Ainda não me pesei desde de que fiz a pausa pro carnaval, but, pelas minhas medidas e caimento das roupas, tá tudo em paz, a celulite voltou, afinal, tô há praticamente 2 semanas sem malhar (e vivendo de cerveja).

Palma, palma, não priemos cânico: hoje vou andar de bike no parque, vou correr, vou fazer musculação, sauna, tudo o que eu tenho direito. Se rolar um sol, OMG, até sol eu vou tomar!

É isso aí, meu povo, vamos cuidar da carcaça e da cabeça, o resto será consequência. Reforma geral: PARTIU!

Conto com vocês!

Por hoje, chega!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Toc toc!

Tem alguém aí?

Vocês ainda se lembram da tia aqui?

Vocês não arrumaram outro blog pra seguir e outra pessoa em quem se inspirar, né?

Vim aqui prestar contas, antes que vocês me abandonem de vez.

O motivo do abandono é: tô desmotivada (acho que vocês perceberam, né?).

Não abandonei a dieta, não tô almoçando hamburguer todos os dias e jantando panqueca com sorvete (hum, que bela ideia), mas vamos dizer que estou em um período de pausa, estagnação, crise.

Descumpri minhas promessas, parei de fazer minhas pesquisas, nem suco detox eu tô tomando. Medo de desistir.

O joelho machucado ajudou, a semana de carnaval então...

Essa semana, ai, essa semana, ela começou lindamente, segunda feira de ressaca e nas nuvens depois de conhecer um gatinho lindo nos bloquinhos de carnaval da vida (é, magreza, auto estima e roupas velhas que não serviam e caem como novas mudam a vida #fato (haha, acho MUITO tosco quem fala #fato e se acha descolado)).

Lá na augusta estava eu. Augusta no domingo, pois é, mas não resisti e curtir o Simoninha e os acadêmicos do baixo augusta foi sem dúvida a melhor parte da minha semana.

Depois disso muitas águas rolaram e muitas muitas muitas emoções, teve aniversário da amiga, teve despedida, tiveram muitas e muitas e muitas taças de cosmopolitan.

Cadê, cadê, CADÊ o foco?

É tudo culpa de fevereiro. O mês de fevereiro tem um efeito destrutivo sobre mim, é sempre uma merda, eu sempre tô na merda e esse ano não foi diferente.

Tô numa crise financeira, psicológica, repensando minha vida, meu rumo, minha carreira, você nem imagina. Crise.

Não sei se caso ou se compro uma bicicleta. Mas, como já comprei minha bicicleta, que eu amo como se fosse um marido, vamos tratar de utilizá-la

Hoje prometo pegar minha bike e rodar toda São Paulo, preciso pensar, mudar, focar, pensar e pensar.

Voltando à dieta, te informo que se a vida fosse uma semana de carnaval as pessoas seriam magras e morreriam antes dos 30, mas magras.

Se foram 6 kilos e depois do carnaval a gente volta a conversar. Vou pegar minha bike, meus livros e minhas ideias, arrumar minha mala porque amanhã, 9 amigas vão descer a serra, pisar na jaca, abrir alas e fazer a jiripoca piar.

Discípulos, não desistam de mim. Eu não desistirei de tus!

Por hoje, chega!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ô abre alas que eu quero passar!

Que ruuuufem os tambores!!!! Está aberta a temporada de CAR-NA-VAL!!!

Esse ano o budget não me permitiu ir à cidade maravilhosa, mas os bloquinhos do Rio invadiram São Paulo e eu vou, de band aind gigante no joelho, sasaricar!!!

aLALAÔ-ÔÔÔ! MAS QUE CALÔÔÔ!!! ... Mande água pra iô iô, mande água pra iá iá! ... ALLAH ALLAH! ALLAH MEU BOM ALLAH!

Bangalafumenga, Exalta Rei, Alagados do Rio Verde, to chegando!

E você, vem comeeego!!!!

Por hoje, chega!

*e umas fotinhos do melhor carnaval da minha vida, pra você, discípulo!*
(tchiquidum tchiquidum tchiquidum)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Senta aqui no divã da tia!


Terapia. Quem é que não precisa?

Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação de conflito, mudança ou desespero e logo mergulhou em uma panela de brigadeiro pra afogar as mágoas. Ou comeu uma panela de strogonoff (gelado mesmo) com colher? Ou chocolate com nutella (é, essa pessoa existe e ela é magra!)? Ou um pote de sorvete, que nem em seriado americano? Ou passou o carnaval estudando e comeu cerca de 5 kg de pipoca nesses 4 dias (culpada)?

E quem nunca começou uma dieta toooda empolgada, contando pra todo mundo que mudou de vez, que já perdeu 3 kg e agora faltam SÓ 7, mas que agora vai. E na 1ª dificuldade, passa bem, desvia da 2ª, mas na 3ª se pega comendo um hamburguer maior que a própria cabeça?

Ou aquela doida que resistiu ao hamburguer ou ao chocolate quase bate no namorado que não esticou a fronha do travesseiro direito?

Pois é, TODO MUNDO que já fez dieta, já tentou fazer dieta ou precisa de dieta já deu uma de louco, já saiu soltando os cachorros em qualquer pessoa que se aproximasse ou se colocou de castigo e se isolou do mundo pra não cair em tentações.

É, eu não furei a dieta essa semana, mas eu me incluo no último exemplo. Essa semana to beeem quetinha, não to afim de tomar caipi fake nos hh's. Essa semana tô de castigo e não tô tendo acesso à minha maior terapia, a malhação.

Já fazem 4 dias que tô sem endorfina e que eu cuido do meu joelho como um filho, na esperança de ele cicatrizar direitinho e não me dar problemas quando eu colocar meu tênis de novo ou montar na minha bike (ai que saudade dela), mas ainda não tá 100%, maldita mitose...

Tenho tentado investir em outros prazeres, mas o fato de ter subido na balança e ter perdido só 300 gramas em relação à semana passada me incomodou muito.

Depois disso resolvi não me colocar pra baixo, resolvi parar de pensar tanto na dieta e fui me dedicar a coisas que não faço por não ter tempo, fui jantar no shopping (meio que furei a dieta do seca barriga que não permite sal e comi toda a parte light de um buffet árabe, como foi bom!), depois peguei um cineminha e vi um filme muito bom/muito estranho e voltei de táxi pra casa, um luxozinho de vez em quando não mata ninguém, né?

Hoje fui a um dos meus lugares preferidões, o pão de açúcar, e fiz comprinhas, depois xeretei receitinhas e fiz um cozido de peixe que ficou lindo e sensacionalmente gostoso.

Cozinhar sem pressa ouvindo Madonna no último volume pode ser terapêutico. :)

Felizmente, claro que com altos e baixos, tô vendo que tô no caminho... Na Women's Health dessa semana saiu uma matéria exatamente sobre isso, "regime no divã".

Pois... orgulhosamente posso dizer que cumpri to-dos os passos recomendados pelo estudo que eles apresentam e pela terapia que eles propõem! São eles:
- comunicar amigos, familiares e pessoas próximas: check;
- abastecer a geladeira de comida saudável: check;
- escrever seu manual de auto ajuda (o blog, não?): check;
- adquirir o hábito de ir ao mercado semanalmente: check (pão de açúcar s2);
- pedir um prato bonito e saudável no shopping: check;
- desabafar (sempre): check;
- evitar alimentos viciantes: check (o mês detox é prova viva disso);
- exercitar a paciência, praticar o não, eliminar guloseimas e vícios: check;
- depois de um mês, fazer as contas e CELEBRAR: FEITO!!! \O/;
- não exagerar na bebida alcóolica: check (apesar do deslize);
- refletir diariamente sobre o que se tem aprendido no processo de emagrecimento: check, check, check!

O ponto é, não enlouquecer de jeito nenhum. A dieta é uma forma de mudar a vida para melhor, não é uma obrigação é uma escolha.

Surtou? Respire, repense, reveja.

E... saúde mental antes de mais nada!

Por hoje, chega!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O pequeno grande time

Alguém me explica o que é acontece com a vida? Com São Paulo? Com os freios das bicicletas e dos carros?

E comigo? Quem é essa pessoa rabugenta que se apossou do meu corpo, explica?

Tudo isso é resultado da equação falta de endorfina, falta de chocolate, falta de cerveja, falta de outras coisas que não posso revelar (hum, que mistério)?

O anjo da guarda dos condutores de veículos em geral resolveu se rebelar por causa da greve dos motoristas de ônibus e fazer greve também?

Pois é, não bastasse meu capote de domingo, agora, sem ferimentos, mas com maiores danos, minha irmã bateu o carro (enquanto ia me buscar pra eu não ter que pegar busão com o joelho machucado, oin, que fofa).

O que fazer? Existe luz no fim do túnel? Qual a saída? Seria sair encapada em um colchão daqui em diante? Mudar ou... mudar de vez? (Vanucci, pra sempre te amarei)

E essa atitude rabugenta e grossa NÃO TEM NADA A VER? Um tombo é só um tombo e uma batida é só uma batida, não é mesmo?

Sem ser Poliana, mas adotando um pouco a filosofia de um dos melhores filmes da minha infância: O pequeno grande time (little giants):


Um bando de losers que queriam ser winners e conseguem com muita luta, muita garra, muita força e emoção (tipo o curínthia), claro que com a ajuda do lindo do gasparzinho.



Oin, lembra dele?

Não que eu seja (tão) loser, mas com essa atitude de me sentir derrotada, que é uó, to chegando lá! Aí, no meu momento reflexão do busão fiquei lá, matutando depois desse dia tenebroso e comecei a lembrar das partes boas dele, dentre elas, fazer dieta.

Só que essa semana, em equipe!

Pois é, minhas amigas de fiRma, Thayne e Mayara se juntaram a mim na dieta seca barriga e, pra facilitar a vida, cada uma de nós vai preparar o cardápio do dia, nesses 4 dias da dieta mais rock'n roll da vida!

Hoje a Thayne preparou Salmão com camarões, tomates assados, legumes grelhados, digno de lamber os beiços. Não é fofo isso? Que dedicação da mocinha?

Aí hoje a Mayara já me ligou pedindo dicas do peixinho que ela tá preparando, com berinjela assada, nhami. Num é fofo isso (DOIS)?

Pois essas moçoilas têm sido superultramega encorajadoras, revisando meus posts, dando um "interessante, legal, engraçado", acompanhando de pertão meus dramas, comprando remédio pro meu machucado e aturando meus maus humores.

Até me acompanhar na dieta? (Tudo bem que minha teoria de engordar quem está ao meu redor pra parecer mais magra foi por água abaixo) Acho que posso classificar esse trio como um time.

Tem também o negão que tira as fotos com o único celular bem sucedido da tchurma (e se acha - até é - médio filósofo) e o MALA, que só atrapalha, me incentiva a beber tequila, tira sarro do meu jeito patoso de andar, mas é engraçadinho, então, ok. E o boy magia que enfeita nossas tardes com seus cabelos de propaganda de shampoo (não divoolgay porque eles são meninos, né, devem achar médio tosco isso aqui se pá).

É isso, o post de hoje vai em homenagem ao time que participa ativamente e ajuda a animar essa bagaça aqui!

Força, garra e emoção (tem um grito de futebol assim, não tem?)!


Por hoje, chega!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Caiu? Bateu? Doeu?

Fica de molho que passa. ¬¬

10 da noite e eu aqui, na frente da TV assistindo às "mulheres ricas" comerem picanha e chocolate na Argentina.

É, eu adoro uma boa televisão ruim, confesso. Deveria até estar curtindo meu ócio compulsório, mas, o que eu mais fiz nas minhas horas vagas foi pesquisar métodos de cicatrização rápida, alimentos cicatrizantes, pomadas, etc, etc, etc.

Segui uns conselhos dos meus novos amigos bikers, que, coincidentemente, também levaram seus tombos ontem (sacanagem do universo fazer isso com quem acorda domingão às 8 da matina).

Pois bem, montei meu kit, passei o dia todo limpando e hidratando a minha ferida (eca), cuidando do joelho ansiosa, pensando em quantos dias eu poderei voltar pra pixta.

Sim, hoje eu tava BEM chata (e o post de hoje tá meio cuzão, que nem eu, maaaas, tem receita emagrecedora no final, então fica cumeego). Reclamona, com dó de mim, andando que nem o robocop e gemendo a-ai, a cada 12 segundos (mas que tá doendo, tá).

As últimas vezes em que me estatelei tiveram motivos beeeem diferentes, ou seja, cana. Né :P Acho que eu não lembrava da sensação de não curtir um tombo, nada legal.

Não lembrava também de curtir tanto essa história de mexer minhas articulações. Exercício, pra mim, sempre foi uma obrigação, nunca um prazer e, agora que isso tá mudando de figura, pensar em ficar 1 semana de molho me deixou de-so-la-da.

Também me deu um medinho de não emagrecer essa semana, afinal eu não tenho uma super facilidade pra perder peso e... o carnaval na praia taí!

Felizmente eu sou compulsiva, compro tudo o que vejo pela frente, incluindo minhas revistinhas mensais e... na NOVA desse mês saiu uma receita "seca barriga", aí, como vou ter que ficar uns dias sem me mexer e não vou precisar de taaanta energia pra ficar abundada na frente do meu computador trabalhando, resolvi provar.

A dieta promete secar 25 cm de cintura em um mês e, pra mim, que já estou de dieta, já é BEM restritiva, mas só nos primeiros 4 dias.

O primeiro passo é.. adivinha? Eliminar toxinas (meu novo lema)! Pra funcionar, você deve tomar uma água desintoxicante, á "água de Sass"(receita abaixo) todos os dias, entre as refeições. Além disso, eliminar o sal, industrializados, carboidratos, frituras, vegetais crus, álcool, café, chá, chocolate quente e suco de frutas cítricas. Difícil, né?

O segredo está na inclusão de uma unidade de gordura do bem em todas as refeições e em não ultrapassar 1.200 cal. Algumas sugestões fáceis de encontrar pra vocês:



Receita da água de Sass

Ingredientes
• 2 litros de água
• 1 colher (chá) de gengibre moído na hora
• 1 pepino médio descascado e cortado em fatias finas
• 1 limão médio cortado em fatias finas
• 12 folhas de hortelã


Dizem por aí que tem gente que chegou a perder 12 cm só nesses 4 primeiros dias, acho impossível, mas... Vai que???

Simbora ficar com uma cinturinha de pilão?

Por hoje, chega!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O sol saiu e eu também!

Fim de semana com clima de férias! Nada de ficar dentro de casa: o sol saiu e eu também!

6ª foi dia de não fazer hora extra, sair cedo do job e ir comer comidinha gostosa com os amigos da firma e depois papear, dar risada até cansar, perceber que ficou tarde pro busão e dormir na casa da amiga.

Sábado foi dia de continuar o dia inteiro com as amigas, dia de acordar cedo, tomar café da manhã na rua, parar na banca e comprar revistas, fazer compras, fazer mais compras, ser turista na própria cidade, passear na Benedito, receber visitinha da mãe, visitar as escolas de samba no sambódromo. Dia de esgotar a bateria, mesmo. Delícia!

Domingo foi dia de pedal, mais um, meu 2º, com direito a anjo da guarda e fotógrafo particular! De pinheiros à Lapa, da Lapa à Luz, da Luz à Sé, da Sé ao Pátio de colégio, do Pátio do Colégio ao Minhocão, do Minhocão à Sumaré, da Sumaré pra, êpa, guia da calçada. É, tomei um capote tosco no cemitério da cardeal (prático, né?) e ralei os dois joelhos. Minha mãe, tadinha, até chorou quando me viu :/ Mas foi susto de mãe, tô viva, assim que a casquinha sair, tô na pixta de novo, tá?

Só falar às vezes não tem tanta graça. Aí, inspirada pelo meu amigo fotógrafo que clicou o pedal de hoje, resolviu explicar com imagens.

Taí:




Sábado



Domingo


Por hoje, chega!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Missão CUMPRIDA! (parte 1)

We are the champions... Of the woooorld!



Ontem, enquanto eu terminava minha última série de agachamento, o lindo do Fred resolveu me incentivar e me motivar com seu "And we'll keep on fighting 'till the end!", foi uma feliz coincidência, já que terminava o meu ÚLTIMO dia do desafio! Lembra, que eu tinha falado no meu 1º post que dia 03 de fevereiro eu voltaria com os resultados?

Então...

É hora de ooooola! \o/

É hora de comemorar!

É pique, é pique, é pique-é pique-é pique! É hora, é hora, é hora-é hora-é hora! Rá! Tim! Bum! MARIANA! MARIANA! MARIANA!

1 mês gente!!! O desafio foi CUMPRIDO!!! Eu consegui!!!

Quem acompanha diariamente, sabe bem que foram muuuuitas mudanças e muita evolução nesse último mês...

Como sou humana e herrar é umano, dei minhas escorregadinhas, vocês sabem bem que eu sofri com isso, e, se fosse tudo tããão perfeito, se não existisse o drama, não teria tanta graça né?

Nesses últimos 31 eu dias, quase vomitei com o tal suco detox, mas aprendi a gostar dele; eu fui pra praia com as amigas e resisti a todas as delícias que o mar e uma panela de óleo quente nos oferecem; eu fui a centenas de happy hours e fiquei na caipi fake; eu NÃO comi a picanha mais cheirosa desse mundo; eu preparei comidinhas deliciosas na minha maRmita; eu me esbaldei na seção de orgânicos do pão de açúcar; eu introduzi o tofu na minha vida; eu aboli a nicotina de vez (aquele cigarrinho que quem não fuma, fuma quando bebe, sabe?); eu ganhei uma caixa de bombons e não comi nenhum; eu corri 5k, 5 vezes por semana, religiosamente; eu até tive que aumentar minha carga da musculação; eu comprei uma bike; eu entrei pro pedal da vila; eu tenho grandes chances de ganhar o concurso da firma (merecido, né?); eu fui pra balada sóbria e saí à francesa, porque, honestamente, amo balada, balada é lugar de gente feliz, mas não é lugar de gente saudável, acho que vou ter que conhecer meu futuro grande amor nas pedaladas, corridas e parques da vida mesmo...

E... EU EMAGRECI 5 KG!

Melhor que isso, eu tô aprendendo a mudar, mudar de vez! (ok, não ponho o vídeo do Fernando Vanucci dessa vez! rs) O ciclo sem fim foi a-ban-do-na-do!

Quanta mudança, né? Quanta coisa aconteceu em um mês que poderia ter sido só mais um mês desviando da balança e fugindo do meu problema.

Missão cumprida, adeus!

Ueeepa, pegadinha do malandro! há!

Não, não acabou, tá só começando, mas, depois da temporada detox, pra conseguir seguir em frente, novas regras!

- A lactose: a lactose me fez MUITA falta! 99% dos sanduíches naturais, saladas e receitas lights levam ricota ou mussarela de búfala, ou mesmo queijo de cabra (nham nham). E eu AMO iogurte, tipo, muito! Então, queijos brancos e iogurtes, welcome back!

- O álcool: pééééé, grande erro, né? Uma pessoa que quer mudar, mudar de vez, ter um "quê" de bebum. Mas, fazer o quê, meu nome é Mariana e eu curto um pileque. Não, não quero voltar a pisar na jaca, então, vamos ser realistas: 2 taças de vinho na semana, pode! O resto, continua abolido!

- Café: eu não sou tão fã de café, mas vamos combinar que muitas vezes ele é necessário. Além disso, eu AMO cafés de calçada, o evento "tomar café" é um dos meus favoritos (você pode ler o meu perfil e confirmar isso). Então: 1 xícara pequena por dia: pode.

- Compensar o eventual erro: cada vez que eu, eventualmente, errar, devo correr 20 minutos extras (em velocidade alta). Pensei em 10, mas 10 é muita moleza, fiz isso ontem e to aqui, inteirinha.

No mais, tudo continua igual, fechô?

Só mais uma coisa, eu não só perdi peso e estou ganhando uma bela de uma coxa dura, eu não só diminui minha celulite (e como), eu ganhei muito também. Ganhei seguidores; ganhei um novo hobby; ganhei mais motivação com os coments que vocês deixam; ou toda vez que encontro uma amiga que não vejo há tempos que diz que tá seguindo; ou quando minhas amigas me contam que a mãe, a prima e a tia seguem assiduamente; ou quando encontro os colegas de trabalho no corredor que me cobram novos posts; ou quando pessoas que não vejo ou falo há tempos me deixam recadinhos fofos no facebook.

Essa era a intenção, incentivo. E, além do bikini branco e da minha musa, tenham certeza que vocês são a minha maior inspiração! Aqui fica meu MUITO OBRIGADA!

É isso aí, rumo ao pódio, rumo ao bikini branco, rumo à penelopecruzarização!

'Cause we are the champions, of the wooorld!

Por hoje, chega!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Oulala: cuisine française!

Tem coisa mais phyna? Tem coisa mais chiq? Tem coisa mais ryquezah? Tem coisa mais sophistiquée?

Não, eu não falo francês, aliás "Je ne parle pas français" é uma das poucas coisas que eu sei falar nesse lindo idioma. Sei falar também esquerda, direita, "onde fica" e oitenta, uma vez um tio me ensinou e eu achei chique demais essa coisa de "quatre-vingts".

Ãn fãn (enfim, em francês), depois desse show de linguística, vamos ao que interressa, la cuisine!

Quem é que não se lembra do Lumiere convidando a Bela pro banquete em A Bela e a Fera? À... von...tad, à vontad, prrrove a nossa qualidad... Tudo cánta, tudo dánça, afinal aqui é a Frrança! Ah, não é à toa que esse é o melhor conto de fadas, desenho animado e musical de todos os tempos!

Quem é que não fica com água na boca só de pensar na Frrrrança? E quem é que não se impressiona com a magreza e finesse desse povo que tem um menu tão ricamente delicioso?

Depois de visitas lindas e, especialmente, depois que tive a oportunidade de passar uma mini temporada em Versalhes, em uma casinha-de-madeira-no-meio-de-um-bosque com uma linda família francesa, na melhor páscoa que já tive na vida, aprendi (na teoria, porque nunca consegui imitar muito bem) que o segredo deles é: comer poucas e boas comidinhas incríveis e ponto.

De fato, não dá pra se entupir de comida francesa, tudo costuma ser forte, temperado, carregado e incrível para que baste "ãn petit garfad" (uma pequena garfada, de acordo com meu dicionário).

Tô toda saudosista e encantada com a França porque acabo de voltar de um bistrô aqui perto de casa, o Le jazz, sabe? Foi aniversário da minha prima/irmãzinha caçula e comemoramos lindamente e deliciosamente lá, ãnfãlismãn (infelizmente) sem vinho.




Tomei um suco de uva só pelo ritual, tipo a caipi fake da vez, e tudo ficou ainda mais delicioso!

É, não rolou um croque monsier, uma das invenções mais deliciosas da face da terra - nada mais que um misto quente, só que de gruyère (chiq), mas comi uma saladinha Niçoise sensacional e decidi que quando eu for rica vou contratar um chef francês.

Esse jantarzinho suculento, sem vinho e sem sobremesa, me fez pensar em um ensinamento precioso das lindas e magras mulheres francesa: a melhor maneira de ser magro e ter prazer durante as refeições é comer bem. Ou seja, prezar pela qualidade da comida, não quantidade.

Então, atenção: cuidado com esse olho obeso, capricho ao preparar as refeições e um pouquinho de beleza também ajuda na vontade de devorar:


Não é?

Pra fechar deliciosamente: uns cliques meus nesse lindo e saudoso lugar que é a Frrrrança!


Suffit pour aujourd'hui (Por hoje, chega)!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Nessa vila tem pedal"

É assim que se descreve o blog do "Pedal da Vila Madalena" e, tendo participado da experiência de pedalar pela incrível noite paulistana, eu posso soltar um "ou não". Calma, você vai entender.

Você, caríssimo discípulo, bem sabe da minha antiga fissura recém concretizada por essa arte do ciclismo, né? Ciclista de duas voltas no quarteirão, ciclista de infância, no máximo, ciclista de spinning, mas, agora, uma ciclista de verdade e, ainda, noturna, raw!

Sempre achei a maior curtição da vida assistir do bar os descolados de SP perambulando pela cidade em suas bikes... Olha, ser um deles foi MUITO mais curtição!

Pra começar é noite e, ainda que eu AME o dia, tenho a mais plena certeza de que São Paulo nasceu pra noite, depois das 22 hrs tudo muda e a cidade fica, enfim, "vivível", gostosa, com um barulhinho bom e linda, especialmente se vista da minha varanda.

E lá fomos nós, eu e minha querida discípula e amiga Desiree... Equipadíssimas, as duas de bike nova, banco de gel, capacete novo, luvinha, farol traseiro, uau, com certeza a gente ia AHAZAR!

É, não foi beeeem assim.

Pra começar, eu: RETARDATÁRIA! Depois de 4 meses de academia, 1 mês SUPER fiel, 5 vezes por semana batendo cartão, 5k diários, (quase) 5 kgs perdidos: Eu não conseguia subir nem uma inclinação de 5 graus, até a descida era um esforço. O caminho da minha casa até o ponto de encontro dos bikers (que tem uns 10 quarteirões de distância) já me deixou ofegante. WTF?

Pensei, ah, é a subidinha da Mourato, agora que é linha reta vai ser sussa. Nada, eu era a mais suada, a mais vermelha, a única respirando pela boca para andar na República do Líbano que é totalmente PLANA. Mel Dels!

Chegamos no Ibirapuera, meu coração já pulando pela boca e nem metade do circuito cumprido, fomos brincar de dar voltinhas na ciclovia, oh céus, felizmente tinha a opção de parar pra descansar.

Parei. Meu coração batia até no joelho, sério mesmo, eu devo ter usado cerca de 110% da minha capacidade cardíaca. Me senti um cocô, um grande cocô gordo e pesado que impede uma bicicleta de se mover.

Deitei no banquinho, bebi uma água e um dos guias veio me acalmar, falar que é sempre assim no começo e tal, que ele também começou devagar. Entendi, mas não curti NEM UM POUCO ser a retardatária da vez.

Aí, um dos guias falou que meu pneu não tava rodando direito, resolveu dar uma levantadinha na minha bike e rodar meu pneu, ele não se movia, ESTÁTICO. Um parafusinho de alguma coisa que comanda o freio tava frouxo e a minha bike ficou TRAVADA o caminho TODO.

O pessoal do grupo SUPER solícito e atencioso arrumou minha bike ("de grátis")e, quando me deram a bike de volta pra eu testar, minha vida mudou, meu mundo mudou, meu universo mudou e minha perna parou de tremer. Minha bike ANDAVA! \O/

Óbvio que, para mostrar que não sou uma mera retardatária, vim a volta toda com o grupo da frente, a vanguarda, há! Meu condicionamento está condicionado! Ufa!

E, enquanto eu disparaaava rumo ao pódio, uma paradinha, problema no pedal de uma "mina". Tinham várias minas, então, não me preocupei. Começou a demorar. Fiquei curiosa, dei meia volta e fui checar se minha desconfiança estava certa: sim, a mina era a minha amiga!

Não era só um problema no pedal, como CAIU o pedal dela no meio do caminho, oi???

Nisso eu vi que os bikers são praticamente um grupo de auto ajuda, que pra eles não tem tempo ruim, eles cuidam do grupo todo, mesmo. Mais uma vez, pacientemente, resolveram o problema, só pediram pra Deisy ir devagar.

Aí, disparei rumo ao pódio mais uma vez enquanto a De ficou no grupo dos retardatários (ME VINGUEI).

Cruzada a linha de chegada e nada dela aparecer, adivinha o porquê? Caiu o outro pedal!

Ok, eu tinha sido a zoada da noite, mas ela conseguiu me superar. Mas é MUITA competitividade, não? rs

E a pessoa ainda zoa a minha camiseta que ficou levemente manchada pela mochila nota 1000 que mami me deu, cara de pau. ¬¬


Depois das risadas, do sarro que tiraram da gente e dessa noite épica, terminamos exaustas, com o pedal na mão,

comendo um lanche (natural, calma) com nossa nova tchurma de melhores amigos de infância, paquerando o Rafinha Bastos.


3ª que vem, se nos aceitarem, tem mais (com menos emoção, por favor)!

Por hoje, chega!